MENU
PRODUTOS

Contato Comercial via whatsapp

Toque para acessar

VANTAGENS E DESAFIOS DE SE TORNAR UM VEGANO

Quem já conhece bem o Veganismo sabe que ele pode ser um pouco desafiador para alguns de seus adeptos, principalmente para quem está iniciando a mudança dos hábitos e se adaptando ao novo estilo de vida. A iniciativa de abrir mão dos derivados animais ainda causa um certo estranhamento em algumas pessoas, e sem dúvidas ser vegano em um mundo não vegano é o maior dos desafios.

Mas apesar das dificuldades, o Veganismo também oferece inúmeros benefícios, que vão além da proteção animal e da alimentação saudável. Veja abaixo quais são os principais desafios e benefícios desse estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

  • Desafios do Veganismo

A adaptação à um novo cardápio é um dos primeiros desafios enfrentados por um recém vegano. Eliminar totalmente da dieta alimentos que antes seriam essenciais não é algo que acontece do dia para a noite, além disso, encontrar opções que atendam a necessidade vegana em bares e restaurantes por exemplo pode ser um pouco mais difícil, visto que muitos comércios não se adequam às necessidades e acabam restringindo opções veganas somente a saladas, frutas e alimentos integrais. As opções pouco diversificadas podem empobrecer a alimentação e deixar o organismo carente de nutrientes.

Um outro problema recorrente é a dificuldade em encontrar variedade de produtos veganos com um preço mais acessível e uma boa qualidade. O Veganismo ainda é algo novo para o mercado e as demandas por produtos só começaram a subir nos últimos anos. Aos poucos vão surgindo nas prateleiras produtos específicos para esses consumidores, mas nem sempre os preços são baixos. Também pode acontecer da composição desses produtos não virem tão bem especificadas nos seus rótulos, deixando a dúvida se eles são apropriados ou não para o consumo vegano.

  • Os benefícios

Apesar dos conflitos e desafios, também existe uma imensa parcela de benefícios ao se aderir esse estilo de vida. Além de contribuir com a redução do sofrimento animal, o Veganismo também colabora com a diminuição dos impactos ambientais, visto que o setor agropecuário é um dos fortes contribuintes na emissão de poluentes, destruição de recursos naturais e principalmente do desmatamento.

Por normalmente se basear em uma alimentação mais saudável com maior consumo de fibras, grãos, legumes, verduras e frutas, o metabolismo funciona de maneira mais acelerada, facilitando o funcionamento do intestino e da circulação sanguínea, diminuindo o peso, aumentando a energia do organismo e reduzindo o risco de contrair doenças.

Embora muitas pessoas achem que a exclusão da carne e do leite possam deixar o organismo ausente de proteínas e cálcio, é possível ter uma vida totalmente saudável sendo vegano, mas para isso é necessário ter uma alimentação diversificada e rica em nutrientes que consigam suprir a ausência dos derivados animais. Sendo assim, é extremamente importante que se faça o acompanhamento com um nutricionista, pois juntos poderão escolher alternativas de cardápios e alimentos mais apropriados para o consumo, podendo manter o bom funcionamento do corpo.