MENU
PRODUTOS

Contato Comercial via whatsapp

Toque para acessar

O vegetarianismo é um tipo de dieta ou estilo de vida que consiste basicamente na restrição do consumo de carne na alimentação e compensação pelo consumo de vegetais. O ponto em comum entre os vegetarianos é que nenhum deles consome carnes, mas apesar disso existem vários tipos diferentes de vegetarianismo, o que os diferencia é somente o fato de que cada um restringe algum tipo diferente de produto de origem animal ou vegetal.

Você já conhece os 7 principais tipos de vegetarianos? Se ainda não conhece e gostaria de saber mais sobre, é só seguir a leitura.

1. OVOLACTOVEGETARIANOS

Essa é a dieta mais comum, e que permite um consumo maior dos derivados animais, excluindo da alimentação somente as carnes, sejam elas vermelhas ou brancas. Esse tipo de alimentação é ideal para quem está em transição para o vegetarianismo, já que alimentos como ovos, mel, leite e seus derivados são liberados para o consumo, facilitando a adaptação.

2. LACTOVEGETARIANOS

Os lactovegetarianos, além das carnes, também excluem os ovos da alimentação, muitas vezes para auxiliar na redução das taxas de colesterol no organismo, já que a gema do ovo possui gorduras que podem ser prejudiciais à saúde se consumidas em excesso. O leite e seus derivados são mantidos na alimentação.

3. OVOVEGETARIANOS

Ao contrário dos lactovegetarianos, os ovovegetarianos consomem ovos e eliminam da sua dieta carnes, leite e derivados. Algumas das prováveis opções por esse estilo de vegetarianismo, são a intolerância à lactose ou simplesmente por não compactuarem com a exploração animal implicada na produção de leite.

4. VEGETARIANOS ESTRITOS

Os vegetarianos estritos excluem da alimentação todo e qualquer tipo de alimento derivado de animais (incluindo ovos, leite e derivados, mel, etc...), sua dieta se baseia unicamente em alimentos de origem vegetal. Também pode ser uma alternativa para quem quer se tornar vegano, mais ainda tem dificuldade em abrir mão de alguns produtos de origem animal, como cosméticos, roupas e calçados.

5. VEGANOS

O veganismo também retira da alimentação todos os produtos de origem animal, mas o que o difere do vegetarianismo estrito é que além dos alimentos, os veganos não utilizam nada que contenha traços animais ou exploração animal, como peças de vestuário, cosméticos, produtos de higiene e limpeza e etc... Até mesmo eventos como rodeios, vaquejadas ou espetáculos de circo são evitados, pois geralmente estes utilizam animais como atração. Por essa razão, o veganismo é considerado um estilo de vida, e não só um tipo de dieta.

6. VEGETARIANOS CRUDÍVOROS

A dieta crudívora é baseada somente em vegetais crus ou levemente aquecidos, para que os nutrientes e outras propriedades do alimento não sejam eliminados durante cozimento.

7. VEGETARIANOS FRUGÍVOROS

Já os vegetarianos frugívoros que levam um estilo de vida semelhante ao dos veganos, se alimentam somente de frutos, grãos e alguns poucos legumes crus. Os frugívoros além de não consumirem carnes, também não se alimentam de vegetais em que a planta morra na colheita (como beterraba, cenoura, mandioca e outras raízes).

Agora você já sabe que existem várias nomenclaturas diferentes para designar os vários tipos de vegetarianismo, mas apesar das diferenças não existe um tipo de vegetarianismo melhor que o outro, é tudo uma questão de escolha dos adeptos.

A dieta vegetariana pode contribuir para o melhoramento da saúde e desenvolvimento do organismo, redução do risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto, diabetes, imunodeficiências e até mesmo câncer, basta que sejam consumidos os nutrientes da maneira certa. Vale ressaltar a importância do acompanhamento nutricional com um especialista. A mudança de alimentação deve ser feita de maneira gradativa para que o organismo se adapte de maneira saudável e principalmente prazerosa.