MENU
PRODUTOS

Contato Comercial via whatsapp

Toque para acessar

Tomate Seco em Conserva

Tomate Seco em conserva é o produto resultado da desidratação parcial de tomates maduros, que posteriormente são colocados em uma mistura de óleo vegetal e/ou azeite de oliva. O tempo de conservação depende da técnica de pasteurização utilizada, da embalagem, da temperatura e do tempo desejado.

Fazer tomate seco é um pouco trabalhoso, mas vale a pena pois o resultado final é muito bom!

Para fazer tomate seco no Pratic Dryer é importante seguir as seguintes recomendações:

1. Escolha tomates de tamanho médio a pequenos e que estejam bem maduros;

2. Lave em água corrente e deixe de molho por 10 minutos em água com hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 L de água);

3. Enxágue em água corrente;

4. Corte os tomates em quatro partes e retire toda semente;

5. Em um recipiente grande coloque 3 litros de água e dissolva 80g de açúcar e 100g de sal. Deixe os tomates em imersão nessa solução por 15 minutos. Dessa forma, a absorção do sal e do açúcar será mais uniforme e evitará que eles caiam dentro do desidratador. Essa solução pode ser usada mais de uma vez durante o preparo e no final descartada. Você também pode ajustar as proporções e o tempo de imersão conforme desejar.

6. Retire os tomates da solução, deixe escorrer bem e coloque nas bandejas, sem que haja sobreposição dos pedaços.

7. Regule o Pratic Dryer com temperatura de 60C e deixe desidratar até que os tomates atinjam a consistência desejada. O ideal é que fiquem macios. Ao longo do processo, gire as bandejas. O tempo de desidratação varia de acordo com vários fatores, sendo os principais a espessura da polpa, o ponto de amadurecimento e textura final desejada.

8. É normal que alguns pedaços desidratem antes de outros, então, conforme adquiram a consistência desejada, retire do desidratador e coloque em um recipiente limpo. Deixe esfriar, tampe e coloque na geladeira. Faça isso até que todos os pedaços estejam secos.

Preparo da Conserva:

9. Agora que os tomates estão secos é hora de preparar a conserva. Vamos ensinar o método mais simples. Em uma panela, coloque uma quantidade de azeite de oliva e alguns temperos secos como orégano e alho desidratado à gosto. Inicie o aquecimento do azeite em fogo baixo, coloque os tomates secos e misture cuidadosamente. É importante que o azeite cubra metade dos tomates. Vá mexendo por alguns minutos. O objetivo é apenas de envolver bem os tomates no azeite e de liberar o aroma e sabores dos temperos secos. Quando perceber a formação de pequenas bolhas no azeite (não pode fritar os tomates), desligue o fogo e despeje tudo num pote de vidro. Deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira. O ideal é consumir em até uma semana.

Dicas:

  • Após consumir os tomates, utilize o azeite que sobrou para temperar saladas, fazer omelete ou qualquer outro preparo que desejar.
  • Para variar o sabor, faça a conserva combinando outros temperos secos, como alecrim, tomilho, louro, etc.